Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como se comportar em uma abordagem policial

      Sempre quando se fala em Abordagem policial é gerada uma polemica, pois a maioria da população relaciona a busca pessoal a constrangimento, outro dia mesmo foi postada aqui no Plantão Apodi umfoto de uma abordagem aqui em nossa cidade e surgiram vários comentários de pessoas incomodadas, como esse:

Abordagem  Apodi RN



Anônimo disse...


[...] tem que olhar bem as pessoas aos quais vc fazem isso,pelo fato do constrangimento patético em via publica!
11 de agosto de 2011 19:07 

 Então trazemos aqui uma espécie de manual para o cidadão que for submetido a esse procedimento, no intuito de facilitar o relacionamento da polícia com a pessoa abordada e de evitar constrangimentos e desprazeres, bem como diminuir os níveis de stress dos envolvidos nesse momento crítico, de restrição legal do direito de ir e vir, que é a abordagem policial. A base para esse texto é a cartilha “A Polícia me parou. E agora?”, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, através do Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário – SEDH/PR. Vamos lá… 

1. O que fazer quando for abordado pela polícia

De acordo com o Código de Processo Penal, a polícia pode abordar as pessoas e revistá-las sempre que presenciar alguma atitude suspeita. Se você for parado pela polícia, alguns comportamentos podem ajudar a impedir que a situação se transforme em conflito:

- Fique calmo e não corra;
- Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; - Não discuta com o policial nem toque nele; - Obedeça estritamente o comando do policial; - Não faça ameaças ou use palavras ofensivas.

2. Andar sem documentos é crime?

Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação. Vejam o que diz a Lei de Contravenções Penais:

Art . 68 . Recusar à autoridade, quando por esta justificadamente solicitados ou exigidos,
dados ou indicações concernentes à própria identidade, estado, profissão, domicílio e
residência:
Parágrafo Único - Incorre na pena de prisão simples, de 1(um) a 6(seis) meses, e multa, sePena - multa .o fato não constituí infração penal mais grave, quem, nas mesmas circunstâncias, faz
declarações inverídicas a respeito de sua identidade pessoal, estado, profissão, domicílio e
residência .

 Adaptado de: Como se comportar em uma abordagem policial.

Opinião Do Blog: 

Pena que 90% da população ao serem abordados se comportam de maneira desrespeitosa e cria problemas para o policial militar. (geralmente se sentem ofendidos, se dizem trabalhadores e Etc.) e sequer sabem que aquele procedimento é para sua própria segurança.


Deixe sua opinião, COMENTE!
Lembrando que o objetivo desse blog é debater idéias, produzir conhecimento, discutir assuntos de utilidade pública... Nada de ofensas pessoais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou de total apoio as rondas ostensivas realizadas em nossa cidade e patrulhamento pelas nossas ruas, prova disse e a tranquilidade em que nossa cidade se encontra graças a Deus. Desde de já dou parabéns ao trabalho do Capitão Brilhante e todos os policiais que fazem a companhia, e pessoas que se incomodam com uma simples abordagem e porque tem alguma coisa a esconder, pois isso não passa de um pratica para a sua segurança,Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

DEVEM E TEM O DIREITO DE FAZER ABORDAGENS EM QUALQUER PESSOA! A SEGURANÇA DE APODI HOJE É 10!
TEM QUE SER ASSIM! CAPITÃO BRILHANTI É BEM DURIM! RSRSRRS

Anônimo disse...

Concordo que essas abordagens são realmente necessárias, mas muitas vezes o policial não sabe realizar-la corretamente e usa do abuso de poder (isso eu posso afimar, pois ja presencei aqui em apodi).