Segundo o comentarista, para reduzir a criminalidade, é necessário investir na construção de presídios, que é uma política de segurança pública eficaz.
A superlotação das cadeias é um problema nacional. Mas, no Rio Grande do Norte, a situação chegou a um limite extremo: milhares de mandados de prisão deixam de ser cumpridos por falta de vaga.
A construção de presídios ainda não é uma prioridade na segurança pública do Brasil, pois a maioria dos governadores prefere investir em viaturas, o que é mais visível e que dá votos.
A função da cadeia moderna é neutralizar, reinserir e punir. Não é só punir. Vale a pena, para reduzir a criminalidade em todo o Brasil, investir na construção de presídios e levar dignidade ao preso. Isso é uma política de segurança pública muito eficaz.
O que está acontecendo é que presos ficam nas delegacias e isso mobiliza a Polícia Civil, que tem que tomar conta do preso. No estado do Paraná, por exemplo, existem hoje 17 mil presos em delegacias. A Polícia Civil do Paraná fica imobilizada, tomando conta do preso. Se tirar o preso da delegacia, imediatamente se vê o resultado, na elucidação de homicídios, de roubos e de furtos.
Não é um problema exclusivo de Natal, no Rio Grande do Norte, é um problema de todo o Brasil.
Fonte: G1/Bom dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário