Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Homem inconformado com a separação toca fogo na casa da ex mulher


Jornalista Amanda Melo Especial para O Câmera

Na manhã desta segunda-feira, o jovem de apenas 21 anos, com as iniciais AMG procurou o site para denunciar a situação de medo que sua família está vivendo. Há cerca de três meses a casa onde morava seu pai, JRG, de 57 anos, uma irmã de 24 anos, a sobrinha de 1 ano e meio foi incendiada pelo cunhado, Damião Dantas. De acordo com o jovem ele ficou revoltado com a separação e começou a fazer ameaças contra a família. “Depois que minha irmã disse que queria se separar, ele ameaçou meu pai. Disse que ia matar ele e colocar fogo na casa”, conta A.M.G.

 Em uma quinta-feira de agosto, por volta das 6h da manhã Damião chegou à residência da família, localizada na Rua Rodolfo Galdino, nº11, no bairro Planalto da Liberdade, às margens da BR-304 e ateou fogo. Por sorte, o pai, a irmã e sobrinha de AMG de apenas um ano e meio não estavam em casa. Antes de cometer o crime, Damião ainda furtou boa parte dos objetos que estavam no interior da casa: televisão, uma mesa e quatro cadeiras, um fogão, além de animais, como galinhas e patos, que eram criados no quintal da casa. Por medo, os vizinhos dizem que não viram nada.

 Uma senhora que mora ao lado da residência incendiada conta que só percebeu o fogo quando a fumaça começou a entrar pela cozinha da sua casa. “Eu estava dentro de casa fazendo os serviços. Como era muito cedo, estava tudo fechado. Quando eu e minha nora percebemos foi quando a fumaça invadiu a cozinha. Minha nora chamou os bombeiros na mesma hora”, contou a vizinha.

 A equipe do corpo de bombeiros conseguiu controlar o fogo, mas boa parte da casa já havia sido destruída. O telhado veio a baixo, as paredes ficaram rachadas, restos de móveis e de roupas ficaram espalhados por todos os cômodos. E até duas bicicletas que serviam como transportes para a família, foram queimadas. Depois do crime, JRG ficou com medo e decidiu morar em outra cidade. Até hoje a família vive sob constantes ameaças. “Ele já tentou matar meu pai a pedradas e com um machado e depois da separação já agrediu minha irmã algumas vezes”, garante AMG.

 A família já chegou a prestar várias queixas à polícia, inclusive na delegacia da mulher. E mesmo depois de três meses, nada foi feito. “A gente queria que a polícia fizesse alguma coisa, porque a gente só vai ter sossego quando ele estiver preso”, diz AMG. Ela lamentou o fato de Damião ter destruído a casa do pai, adquirida com muito sacrifício. “Meu pai comprou esse terreno há uns 10 anos e faz pouco tempo que ele terminou de construir. Ele fez um empréstimo, mas ainda faltava rebocar as paredes. Nem pôde usufruir da casa. Ele (Damião) ficou com raiva porque se separou da minha irmã e agora quer descontar em todo mundo. Meu pai não tem nada a ver com isso”, reclama o jovem, indignado. Tudo que a família pede é justiça, para que todos voltem a dormir em paz e passem a ter uma vida normal. 

Homicidio na cidade de Caicó

Fonte: O Câmera 
Informações:Sidney Silva/Foto do Blog Jarbas Rocha

Um homicídio foi registrado no Bairro Walfredo Gurgel, em Caicó. Foi na noite de domingo, 30 de outubro, por volta das 21 horas. A vítima foi o jovem José Lucas Leonardo da Silva, 18 anos, que residia na Rua José Pinheiro no mesmo bairro onde morreu.

De acordo com informações repassadas a polícia por testemunhas, a vítima estava bebendo em um local na Rua Josefa Vieira nas proximidades do “Muralhas Casa Show”, quando um homem a pé se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo em sua direção.

O acusado foi identificado como Abraão, que é irmão do assassino do jornalista F Gomes, o “Dão”.

Quando a vítima estava caída no chão, um outro homem se aproximou e agrediu o rapaz com socos.

Abrão, autor do homicídio, fugiu correndo pelas ruas com a arma do crime na mão e não foi mais visto.

Mesmo sendo socorrido para o Hospital Regional, o jovem, José Lucas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os técnicos do ITEP estiveram local e fizeram a remoção do corpo para ser necropsiado. 

Motoqueiro é encontrado morto na Br 405

Fonte: O Câmera

Ciclistas que pedalavam pela BR 405, saída para a cidade de Apodi, encontraram um motoqueiro, caído ao lado da motocicleta, em cima da pista, nas primeiras horas da manhã de domingo 30 de outubro de 2011.

Os mesmos acionaram a Central de Operações do samu, mas o homem já estava morto.

Jeferson Martins de Morais, aproximadamente 50 anos de idade, morador do bairro quixabeirinha, tinha saído de casa por volta de 5 horas da manha com destino a comunidade Jucuri, distante 18 km de Mossoró e caiu morto a 3 km da comunidade.

Peritos do Instituto técnico e cientifico de policia Itep, não encontraram sinais de violência no corpo da vitima e acreditam que o mesmo tenha se sentido mal e antes de cair morto no local, conseguiu parar a motocicleta.

O que causou a morte de “Jeferson” só será possível detectar depois dos procedimentos de necropsia na sede do instituto em Mossoró. 

Acidente no bairro Planalto em Mossoró

 Uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta deixou duas pessoas feridas, na tarde de hoje (30/10), por volta das 15h, na Rua Sérvulo Marcelino, no bairro Planalto 13 de Maio.
    Segundo informações de testemunhas, o ciclista e o motociclista, vinham na rua, no sentido BR-Centro, quando o ciclista fez uma conversão para a esquerda e o Edis Silva Abreu, 21 anos, que conduzia sua moto tipo Tornado de cor preta placa MNJ-8535 Mossoró/RN não teve tempo de frear e colidiu no senhor Manoel Félix Filho, 73 anos de idade, que conduzia a bicicleta. Ambos sofreram ferimentos leves e foram conduzidos pela BRAVO-01 do SAMU para o hospital regional Tarcísio Maia (HRTM).
    Uma viatura do 2°DPRE, foi ao local pra fazer os procedimentos de praxe.


Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora

Fonte: Blog Passando na Hora

IMPRENSA POTIGUAR FAZ AMPLA COBERTURA DO MOVIMENTO SEGURANÇA COM SEGURANÇA

PMs param viaturas danificadas

Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de emergência de emergência. O Comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran.

Fonte: Tribuna do Norte

 Policiais militares se negam a patrulhar em viaturas precárias

Policiais militares, lotados na capital e em alguns municípios do interior, se negaram a sair dos quartéis para realizar o patrulhamento ostensivo motorizado nessa sexta-feira (28), alegando falta de infra-estrutura do Estado. De acordo com os policiais, as viaturas apresentavam problemas mecânicos e em outros casos, o policial designado para dirigi-la não possuía habilitação para tal.

Fonte: Nominuto

Policiamento ostensivo está com cinco viaturas a menos

Após deliberações ocorridas na sexta-feira, 28, em Natal, os policiais militares e bombeiros de Mossoró decidiram aderir ao movimento "Segurança com Segurança", que visa cobrar melhorias em equipamentos e condições de trabalho.Segundo o presidente da Apram em Mossoró, Clayton Jadson, no 2º Batalhão de Polícia Militar (2ª BPM), podem ser constatados alguns dos problemas citados, desde sexta-feira, o policiamento local está com deficiência de cinco viaturas, sendo três da Rádio Patrulha, uma Patamo e uma Rocam. Segundo Jadson, entre as irregularidades que impossibilitam a atuação das viaturas estão: Falta de licenciamento, falta de motorista habilitado e motorista que possua curso específico para a condução de veículo de emergência, exigências básicas para execução do serviço de segurança ostensiva.

Fonte: Gazeta do Oeste 

Fonte da matéria: APRAM

domingo, 30 de outubro de 2011

Menor é detido por policiais da Rocam no bairro Nova Betania

Fonte: O Câmera

 Policiais da Rocam prenderam no inicio da noite de sabado 29 de outubro de 2011, um menor dentro de uma residencia no bairro nova betania em Mossoró.

O proprietario estava chegando em casa e percebeu a cerca eletrica quebrada e a residencia aberta. Com medo o mesmo acionou a policia militar.

Quando os policiais chegaram ao local, surpreenderam um adolescente dentro da residencia com uma pistola na mão. O menor disse que estava em companhia de mais dois menores que conseguiram fugir com a chegada da policia.

O adolescente foi conduzido para a delegacia e entregue ao delegado de plantão, no alto de são manoel.

Rocam: Cb Almeida/Sd's Clementino/De Assis/Patric/Reginaldo/Dutra

Confronto entre Policia bandidos deixou um morto na manha de hoje proximo a Jucurutu


Informações: Dn Online/Foto: Damião Oliveira

Uma ação de Policiais Militares do Grupo Tático Operacional em Jucurutu resultou na prisão de seis pessoas e na morte de pelo menos uma entre a noite de ontem e a manhã deste sábado no interior do estado. Os envolvidos eram acusados de uma série de assaltos entre as regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte. Entre os detidos estão três mulheres. Foram presos Vanderson Lima Barreto, de 22 anos, Luciedson Soares da Silva, 23, Alan José Ferreira da Silva, 30, Leiliane Alves Ferreira, 26, Rivanildo Pereira de Araújo, o Rambo, de 31 anos, e Jacqueline Brito e Silva, de 21 anos. Juscelino Viana, de 39 anos, foi morto pela PM. 

De acordo com a polícia local, o grupo se juntou para fazer assaltos e ontem se dividiu para realizar ações criminosos em Mossoró e em Jucurutu. A primeira investida foi na residência de um taxista. Três homens entraram na casa e fizeram todos reféns. De lá foram levadas roupas, objetos pessoais e um veículo Siena de cor cinza com placas de Frutuoso Gomes/RN. O outro assalto foi ao posto de combustível na cidade de Jucurutu/RN, já noticiado pelo DN Online. Dois integrantes do bando chegaram ao posto e anunciaram o roubo. De lá levaram dinheiros, cheques e celulares de clientes.

Após os dois roubos, eles se encontraram em uma casa no sítio Serrote na zona rural de São Rafael/RN, no final da tarde. Os policiais em diligência por causa do roubo ao posto, foram informados de que vários homens estavam em atitude suspeita neste local. Várias viaturas foram deslocadas para a localidade. Quando os policiais se aproximaram perceberam que um táxi estava deixando duas mulheres. Neste momento resolveram fazer a abordagem. Os homens que estavam na casa perceberam a investida da PM e decidiram fugir. Ouve uma troca de tiros e os carros, um Gol (usado no roubo do posto em Jucurutu), e o Siena (roubado em Mossoró), foram deixados para trás. A fuga seguiu à pé.

Uma das guarnições entrou na casa e ali estavam Leiliane e Jacqueline, além de várias roupas e objetos, produtos roubados em Mossoró. Elas foram encaminhadas para a delegacia de polícia de Jucurutu, enquanto a caçada aos fugitivos continuava. Na madrugada deste sábado, por volta das 4h, populares de um sítio foram acordados por um homem batendo na porta. Ele pedia ajuda, dizendo que tinha sofrido um acidente. Os donos da casa não abriram à porta e ele seguiu fugindo. A polícia foi avisada, e mais tarde uma guarnição do GTO de Assu, localizou Rambo, Alan e Vanderson. Outra viatura localizou e prendeu Luciedson. Todos foram conduzidos para a delegacia de Jucurutu.

O mossoroense Juscelino Viana voltava em direção a Jucurutu a pé quando foi localizado por uma guarnição do GTO. Estes decidiram parar e abordá-lo. Juscelino abriu fogo contra os PMs com uma pistola ponto .40. Houve o revide e ele foi baleado. Socorrido para o hospital local, não resistiu aos ferimentos e morreu. Seu corpo foi encaminhado para o ITEP de Caicó, onde passou por necropsia. Ele foi reconhecido com um dos assaltantes da residência do taxista em Mossoró.

Os policiais que participaram da ação desde à tarde de sexta-feira foram dos batalhões de Caicó, Assu, 3ª Cia de Jucurutu e destacamento de São Rafael/RN.

Capotamento de veículo na Avenida João da Escossia.

Fonte: O Câmera

Um capotamento foi registrado na noite deste sábado (29), por volta das 18h10, na Avenida João da Escóssia, no Bairro Nova Betânia. O veículo do tipo Fiat Idea de cor azul e placas: NNS-6226 de Parnamirim-RN, conduzido por Maria do Socorro da Silva Lemos, tentou desviar de um buraco em frente ao Estádio Leonardo Nogueira, quando perdeu o controle do veículo, subiu o meio fio derrubando um poste e acabou capotando.

No banco do passageiro estava a senhora Madalene da Silva Rodrigues, de 69 anos de idade, mãe da condutora do veículo. A mesma sofreu apenas escoriações leves, e por medida de precaução foi atendida por uma equipe do SAMU, e encaminhada para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Maria do Socorro informou que trafegava devagar na via, quando não percebeu o buraco devido a escuridão no local, e acabou batendo no poste e capotando o veículo. 

A polícia Militar foi acionada ao local, e isolou à área, para que com ajuda de populares o carro fosse retirado para que fosse liberado do tráfego de veículos.



Informações: Ismael de Souza/Fotos: Juninho do Bicho

sábado, 29 de outubro de 2011

Construção desaba e fere um funcionário no centro de Mossoró

Blog Passando na Hora
 Um acidente de trabalho na tarde deste sábado (29/10), por volta das 15h50min, deixou um funcionário gravemente ferido no centro de Mossoró, na Rua Melo Franco, no antigo Palácio do Forró, onde está sendo construído um supermercado.
   Informações dos funcionários que presenciaram o acidente, vários trabalhadores estavam em uma estrutura metálica da construção quando uma das colunas de sustentação da estrutura que segurava a cobertura não suportou o peso e desabou atingindo o funcionário, Antônio Laudivan S. Rodrigues, 38 anos de idade, que teve fratura exposta na perna esquerda após ficas debaixo dos escombros por vários minutos.
  Graças a uma ação conjunta envolvendo o Corpo de Bombeiros que usou macacos hidráulicos e o SAMU, a vítima foi socorrida com vida para o hospital regional Tarcísio Maia (HRTM).
   Policias da ROCAM e a RP 1204 fizeram o isolamento do área para que as equipes de resgate fizessem o  seu trabalho.

Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora
Fonte: Blog Passando na Hora

[REFLEXÃO] Quanto você cobraria para ser policial?

Por Danilo Ferreira, via Abordagem Policial
Quem não é policial muitas vezes ignora quais são os reais motivos pelos quais os profissionais de segurança pública reivindicam atenção e reconhecimento. Neste texto, pretendemos mostrar um pouco das agruras por que passam os policiais, além de algumas de suas funções que parecem ser dignas de observação quando estamos falando de valorização profissional. Ao final, o leitor poderá responder à pergunta: “Quanto você cobraria para ser policial?”:

Passar noites sem dormir
A maioria das pessoas só vê a polícia quando ocasionalmente passa por uma viatura ou guarnição durante seu cotidiano diurno, ou na parte inicial da noite. Para quem não sabe, porém, a polícia trabalha ininterruptamente todos os dias, inclusive no momento em que os cidadãos “normais” se encontram no aconchego dos seus lares, aquecidos e descansados, dormindo para enfrentar a rotina do dia posterior. Às vezes, esta jornada noturna se estende, em virtude de ocorrências mais demoradas e problemáticas. Durante o serviço policial, dormir, e todos os benefícios que o ato traz ao corpo, são exceção.
Faltar a eventos familiares/afetivos
Natal? Revellion? Carnaval? Dia dos pais? Dia das mães? Aniversário? O policial não tem direito a qualquer destas comemorações, caso esteja escalado de serviço. Também não pode deixar de trabalhar, se for o caso, para ir à apresentação de teatro do filho na escola, tampouco para fazer uma viagem romântica com o(a) cônjuge. Na polícia, o ditado popular se faz valer: “primeiro a obrigação, depois a diversão”.
Correr risco de morte
Certamente este é o mais óbvio dos ônus de se tornar policial, mas também o mais preocupante: ser policial é trabalhar com a possibilidade de morte a qualquer momento do serviço. Não são poucos os casos de policiais mortos em confronto, ou mesmo em acidentes e incidentes possíveis no desenrolar da atividade: colisão de viaturas em perseguições, manuseio equivocado de arma de fogo etc.
Ser reconhecido fora de serviço
Um desdobramento do aspecto acima mencionado está presente também quando o policial não está mais em serviço. Caso seja reconhecido no momento de um assalto, por exemplo, dificilmente os suspeitos serão benevolentes com o policial, pelo receio da represália imediata e posterior. Assim, admitir-se policial em qualquer ambiente é quase se oferecer aos riscos inerentes a esta condição.
Salvar vidas de vítimas do crime
Cotidianamente a polícia põe fim a seqüestros, assaltos com reféns, tentativas de homicídio, roubos, furtos etc. Cotidianamente a polícia salva vidas, tal como o médico o faz, com uma diferença: expondo sua própria vida.
Ser generoso, polido e negociador
Embora a imagem que as polícias tenham entre a população brasileira seja a de uma instituição rústica, truculenta e abrupta, o fato é que a maioria dos policiais lidam com os problemas que se lhe apresentam no dia a dia de modo muito mais brando. Isto porque seria praticamente impossível resolver a gama de problemas nas ocorrências caso agisse sempre arbitrariamente. Sem o talento da mediação, o policial estará fadado ao fracasso.
***
Frente ao contexto apresentado de modo resumido e superficial ao leitor, repetimos a pergunta título deste texto: “Quanto você cobraria para ser policial?”. Como dizem por aí, “perguntar não ofende” (bom seria que os governadores dos estados brasileiros respondessem a indagação).

Polícia militar de Tibau prende dois menores com drogas

  Policiais do pelotão de Tibau/RN receberam uma denuncia anônima que menores estariam comercializando drogas naquela cidade na tarde de ontem (28/10).
  O menores foram apreendidos no exato momento que embalavam as drogas na Rua Luiz Messias de França, Vila Nova em Tibau.
   A polícia fez um cerco onde os menores estavam sem da tempo da dupla fugir. Ambos foram conduzidos para a delegacia de plantão no Alto de São Manoel em Mossoró, para os procedimentos cabíveis.
   A dupla foi presa pela guarnição de Tibau, sob o comando do sargento Márcio, e o soldado Niury, e segundo informações repassada pelo SGT, era de que os menores haviam sido presos dias anteriores com drogas.







Fonte: Passando na hora

Policiais Militares dos dois batalhões de Mossoró aderem a greve branca

Fonte: O Câmera

Os policiais militares deram início à greve branca em Mossoró e em várias cidades do estado nesta sexta-feira 28 de Outubro. Segundo informações no plantão da noite o caos tomou conta da cidade de Mossoró. As equipes que estavam saindo reclamando do atraso na substituição e os que deveriam assumir o plantão aquartelados em um movimento intitulado “Segurança com Segunça”.

Apenas duas viaturas de radio patrulhas conseguiram sair para o patrulhamento nas ruas da cidade de Mossoró. O comando do movimento alega que elas não apresentam condições de circulação.

No entanto, o comandante da corporação, o coronel PM Francisco Araújo Silva, nega a paralisação e garante que todas as viaturas estão em ordem e circulando.

Nota da Associação

Após deliberações ocorridas ontem na capital, hoje, 28/10, foi a vez dos policiais e bombeiros militares mossoroenses aderirem ao "Segurança com Segurança". A assembléia geral, que foi organizada pela Associação de Praças de Mossoró e Região - APRAM, transcorreu no auditório do Hotel Villaoeste onde, por unanimidade, os militares decidiram pelo engajamento no movimento. Tal manifestação consiste na exigência de condições necessárias para que tais profissionais exerçam suas atividades tais como: número suficiente de militares por guarnição, viaturas adequadamente equipadas (com extintor, estepe,etc), armamento, coletes e outros equipamentos utilizados em serviço. Todas as ações baseiam-se em regulamentos e princípios legais que norteiam suas funções.

Já na noite desta sexta, no interior do 2°BPM, durante a passagem de serviço (rendição) dos policiais que compõem as equipes de rádio patrulha, foram registrados vários atrasos e até "baixas" de viaturas que apresentavam diversas irregularidades como: ausência de estepe, licenciamento vencido, motoristas sem habilitação e curso de condutor de veículo de emergência. Tal fato retardou o início das atividades no teatro operacional, reduzindo consideravelmente o número de viaturas que fazem o patrulhamento ostensivo da cidade. Equipes de televisão estiveram no local e registraram o ocorrido in loco.

Os diretores da APRAM avisam que o movimento será constante e prometem fazer uma verdadeira fiscalização nas diversas unidades (companhias, pelotões e destacamentos) com circunscrição à Mossoró. Por fim, a entidade informa que tal movimento não está atrelado a qualquer reivindicação salarial, nem tampouco retaliação ao governo. As ações ora implementadas e cobradas pelas entidades visam tão somente o melhoramento do sistema de segurança público estadual, buscando sempre o devido aparelhamento com condições dignas de trabalho ao militar e, consequentemente, uma melhor prestação de serviço à sociedade potiguar.

Acidente automobilístico na RN 117 que corta a cidade de Umarizal

Por volta das 21h 40min da noite de sexta 28 de outubro do corrente ano, no trecho da RN 117 que corta a cidade de Umarizal, ocorreu um acidente envolvendo uma motocicleta do tipo HONDA CG TITAN KS de placa MYE-3465-Almino Afonso-RN de cor AZUL e um Caminhão de cor BRANCA e placa ABC-6711-Londrina-PR. Segundo informações de populares, os dois homens que vinham na motocicleta invadiram a pista contrária à deles e bateram no caminhão que trafegava corretamente. Os dois homens foram socorridos rapidamente para o posto de pronto atendimento desta cidade. Ao chegarem lá os mesmos receberam os primeiros socorros e foram conduzidos para o Hospital da cidade de Almino Afonso para melhores avaliações. 

Não temos a identificação dos homens que vinham na moto, pois os mesmos estavam sem nenhum documento que os pudesse identificar no momento do ocorrido. Já o condutor do caminhão se identificou e deu seu depoimento na delegacia de policia de Umarizal.

Nota do Blog: Nós do blog não tivemos acesso ao depoimento e nem a identificação do condutor do caminhão, mas aguardamos a colaboração da polícia local para que informemos melhor sobre o caso.

Veja mais imagens clicando AQUI.

Fonte: Umarizal News   Postagem: Kaio Carneiro

PMS PARAM VIATURAS DANIFICADAS

O fim de semana será de alerta para o comando da Polícia Militar. Ontem, em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Norte houve paralisação do policiamento em viaturas em decorrência da adesão de alguns policiais ao movimento "Segurança com segurança". A orientação das associações é de que os PMs não guiem qualquer viatura sem as devidas condições de segurança.

O comandante da instituição, coronel Francisco Araújo, garante que a questão foi solucionada, mas admitiu a existência de "plano B" para que não haja comprometimento do serviço prestado a sociedade durante o fim de semana. Na Grande Natal, Cavalaria e batalhões especiais, como BPChoque , Bope e Ronda Escolar, poderão tomar as ruas, caso haja uma negativa dos PMs de outros batalhões. Ontem, por aproximadamente três horas, o patrulhamento móvel foi interrompido na zona Sul de Natal e nas áreas em que os policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motos) atuam em complementaridade aos batalhões de área. Apesar de relatos de parada em alguns municípios do interior, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Francisco Reinaldo, afirmou não ter havido e/ou sido comunicado sobre o fato.

Foram registradas paralisações, segundo a ASC/RN, nos 1º, 3º, 5º e 9º batalhões da capital, além da Rocam. Na Grande Natal, os municípios atingidos foram Parnamirim, Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante. No interior, as cidades foram Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Santa Cruz, Nova Cruz e Canguaretama.

Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de emergência de emergência. O Comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran.

No final da manhã de ontem, policiais da Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur) estavam reunidos em frente ao posto da unidade na rua Presidente Café Filho, praia do Meio, discutindo sobre a impossibilidade de permanecer fazendo patrulhamento naqueles veículos. "Desde cedo não tem patrulhamento na orla", informou um deles. No acostamento, três viaturas estavam paradas. A M-T 11, M-T 13 e M-T 14, esta última que apresentava um fio elétrico como fechadura da mala.

MOVIMENTO
Os policiais militares iniciaram na tarde da quinta-feira (27) o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. As associações afirmam que 80% das cidades do interior do Estado não possuem condições mínimas para trabalho e segurança dos profissionais.

SALÁRIOS
Além de pedir melhores condições de trabalho, as Associações negociam aumento salarial com o Governo do Estado. A proposta das entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel - com valor de R$ 17 mil. Esse aumento seria dado de forma parcelada de 2012 até 2014. A proposta apresentada pelo Governo é uma remuneração de R$ 2.700 com parcelamento estendido até 2015.

Está marcada para a próxima terça-feira (01) uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho, a secretária interina de Administração, Suely Pimentel, e Obery Rodrigues, da pasta de Planejamento, para que ocorra uma nova rodada de negociação.

Associações e Governo terão novo encontro
O comandante da PM, Coronel Francisco Araújo, caracterizou o movimento como pontual e resultado da atuação de alguns membros da corporação que possuem interesses políticos. "Não existe uma preocupação estritamente administrativa ou relacionada às condições de trabalho", apontou o coronel.

O presidente da ACS/RN, Cabo Jeoás, justificou que tal afirmação de representantes do Governo é uma reação desesperada e irresponsável em encarar e resolver os problemas de uma categoria. "O movimento acontece após meses de tentativas para se obter condições de trabalhar em segurança", afirmou.

INVESTIMENTOS
O comandante da PM/RN, informou que a partir de segunda-feira 52 novos veículos estarão disponíveis para que os policiais dêem continuidade ao patrulhamento e em segurança. Em duas semanas, mais 100 carros serão disponibilizados por uma locadora. "A reivindicação que fizeram foi sobre as viaturas não possuírem boas condições de conservação. Isso está sendo resolvido", pontuou.

Coronel Araújo acrescentou que a aquisição de coletes e armamento também está em vias de solução. "Já foi autorizada a compra de 1.100 coletes para a tropa. A licitação já foi aberta".

O convênio entre governos potiguar e paulista para concessão de 13 mil pistolas também foi salientado pelo gestor como mais uma iniciativa para atender a algumas das reivindicações dos colegas de farda. "Cada policial terá sua própria pistola", arrematou.

CRIME
O comandante da PM/RN esclareceu que a negativa do agente de segurança em desempenhar suas atividades se constitui em infração contra o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar e, dependendo do procedimento adotado, até crime previsto no Código Penal Militar. No primeiro caso, o policial responde administrativamente ao ato, desde uma repreensão até a exclusão da corporação. No âmbito criminal, caso seja condenado pela auditoria militar, é sentenciado a um período de reclusão em estabelecimento próprios para policiais militares.

TRIBUNA DO NORTE

Má distribuição de agentes retarda preenchimento do novo Pavilhão de Alcaçuz

PELO MENOS NAS PRÓXIMAS SEMANAS, NOVAS VAGAS NÃO SERÃO ABERTAS.

Por Thyago Macedo

O novo pavilhão da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi aberto oficialmente na segunda-feira (24) e passou a receber os primeiros detentos. A unidade foi construída com capacidade total para 402 presos. No entanto, o preenchimento real das vagas esbarrou em dois problemas: a má distribuição no efetivo e a falta de agentes penitenciários no Rio Grande do Norte.

Hoje, apenas 26 homens estão dentro do pavilhão Rogério Coutinho Madruga, que estava pronto desde o ano passado, mas precisou passar por reparos na estrutura antes de ser aberto. No início desta semana, o Governo do Estado anunciou a abertura da unidade como sendo uma maneira de amenizar a superlotação em delegacias e nos Centros de Detenção Provisória.

Contudo, pelo menos nas próximas semanas, novas vagas não serão abertas. Um dos principais motivos para isso é a má distribuição no efetivo de agentes penitenciários. De acordo com o que foi apurado pela reportagem, os profissionais que trabalham na região da Grande Natal estão sobrecarregados, enquanto os do interior atuam de maneira mais tranquila.

Em alguns Centros de Detenção Provisória do interior, por exemplo, a quantidade de presos é quase igual à de agentes penitenciários, chegando a ter uma média de dois presos para um agente. Diante desse quadro, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania tem encontrado dificuldade e até resistência por parte de alguns profissionais que não querem vir trabalhar na capital.

“É natural que os agentes que estão trabalhando em determinados municípios não queiram ser transferidos. Mas, as transferências são feitas de maneira legal e nós já estamos providenciando isso”, informou o secretário Thiago Cortez.

O Portal BO conversou também com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Alexandre Medeiros. Ele ressaltou que para que o remanejamento seja feito o Governo do Estado precisa comunicar aos profissionais em tempo hábil e ainda oferecer ajuda de custo.

“Essas mudanças precisam ser publicadas com antecedência, tendo em vista que os agentes precisam de tempo para programar mudança de uma cidade para outra. Mas, de fato, o agente é um funcionário do Estado e não pode se negar a ser transferido de unidade, pois isso é legal”, destaca.

Alexandre Medeiros afirmou também que o problema maior enfrentado pela categoria é a falta de efetivo. “Hoje, o Rio Grande do Norte tem 902 agentes penitenciários para um universo de aproximadamente sete mil presos. Ou seja, estamos longe de cumprir o que determina a lei de que as unidades prisionais precisam de um agente para cada cinco detentos”, completa o presidente do Sindasp-RN.

A reportagem também recebeu denúncias de que interferências políticas estariam dificultando o remanejamento dos detentos, tendo em vista alguns agentes pedem “ajuda” de deputados para permanecerem em suas cidades. Sobre este assunto, o presidente do sindicato da categoria declarou: “não compete a mim falar sobre isso”. Já o secretário Thiago Cortez afirmou desconhecer esse tipo de atitude.

Além da má distribuição dos profissionais e da falta de efetivo da guarda carcerária, a abertura de novas vagas deve demorar mais alguns dias em virtude de reparos que serão feitos em um dos pavilhões antigos do presídio estadual de Alcaçuz. A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania pretende ocupar as galerias do novo pavilhão com presos que estão em outras alas.

“Ainda não decidimos qual pavilhão dos antigos será esvaziado, mas vamos levar todos os presos para o pavilhão novo e trocar grades que foram quebradas ao longo dos anos e nunca passaram por reparos”, informou o secretário de Justiça, Thiago Cortez.