Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vândalos furtam cilindros de cloro de Estação da Caern em Caraúbas


Foto ilustrativa
CAERN de Caraúbas

Não bastasse os constantes atos de vandalismo em seus poços de abastecimento, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) agora é vítima de outro crime. No último final de semana uma das portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Caraúbas, na região Oeste do Estado, foi arrombada e nove cilindros de Cloro, dos quais três estavam cheios, foram furtados. Cada cilindro possui 100 quilos do produto que é altamente corrosivo e se utilizado de maneira inadequada, pode provocar riscos à saúde humana, inclusive a morte.

A gerência da Caern na região foi avisada e logo que tomou conhecimento do ato de vandalismo, registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade. Segundo o gerente da regional, Nehilton Barreto, apesar do incidente a qualidade da água não será comprometida. “Felizmente, a quantidade de cloro que já havia sido utilizada será suficiente para garantir a qualidade da água em Caraúbas até que possamos adquirir novos cilindros”, destaca Nehilton.

A maior preocupação dos técnicos da Caern agora é quanto à utilização inadequada do composto químico. O Cloro é um material altamente corrosivo que em contato com a pele ou inalado pode provocar queimaduras graves, podendo levar a morte principalmente se não forem utilizados equipamentos de segurança adequados. A orientação da Companhia é de que a população não compre o produto de terceiros e denuncie à empresa se identificar quem cometeu o crime através do telefone (84) 3337-2298.

CRIME

Caso semelhante ao de Caraúbas aconteceu no município de Governador Dix- Sept Rosado. Na semana passada pastilhas de cloro também foram furtadas do local e até o momento não foi identificado quem levou o produto. Em vários municípios do Estado, a Caern tem registrado atos de vandalismo. Em Natal, Macaíba e Parnamirim são comuns os furtos de equipamentos elétricos dos poços, o que afeta diretamente o bombeamento da água, deixando alguns municípios por algumas horas e, em alguns casos, por alguns dias sem água.
Ana Paula Silva – ACS Caern

Nenhum comentário: