Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Descaso: Equipe do ITEP de Caicó trabalha há anos sem Perito Criminal


http://www.saojosedoscampos.com.br/materias/34905/imagens/004.jpg
Ilustrativa


Nesta segunda-feira o ITEP da cidade de Mossoró deixou de recolher por várias horas o corpo de um jovem vitima de homicídio no Bairro Sumaré e a explicação dada pelo órgão foi a falta de um perito para fazer os levantamentos no local do crime. Mais já que o ITEP de Mossoró levantou esta questão então o nosso blog Pergunta; Alguém sabe dizer se o ITEP da cidade de Caicó já teve Perito algum dia ? 

Pois é, o ITEP de Caicó não tem pericia criminal, ou seja, era para está parado a muito tempo pois sem perito fica impossível fazer qualquer tipo de levantamento em local de crime de homicídio, suicídio e etc. Em Caicó o órgão trabalha apenas com Motorista da viatura, Necrotomista e Médico Legista. Aqui a Palavra Perito não existe. 

Este é mais um absurdo que está acontecendo faz tempo desde governos anteriores até hoje que o ITEP de Caicó não tem Perito. Ai eu pergunto, O Ministério Publico sabe disso e porque até hoje não tomou nenhuma providência ? 
O que Perito criminal ? : em sentido estrito é o servidor público, policial ou não, pertencente aos quadros dos Insitutos de Criminalística, dos Institutos de Perícias, e dos órgãos de Polícia Científica e afins, que está devidamente investido, por concurso público, nos cargos de nível superior elencados na Lei 12.030/2009. 
O Perito Criminal está, a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú

Nenhum comentário: