Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Conab entrega mais de 180 mil toneladas de milho nas regiões afetadas pela seca


Milho é destinado a atender demanda dos pequenos produtores
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) concluiu a entrega de 181,3 mil toneladas de milho, no período de junho a dezembro, para a região Nordeste e norte do Espírito Santo e Minas Gerais.
O montante foi destinado ao Programa de Vendas em Balcão para atender criadores rurais e agroindustrias de pequeno porte, que utilizam o milho na ração animal e precisam de ajuda para ter acesso ao produto ao longo período de seca nessas regiões.
De acordo com um balanço realizado pela Companhia, da quantidade total de 350,3 mil toneladas contratadas, restam ainda 168,9 mil a serem embarcadas.
As remoções de milho oriundas do Mato Grosso, que estão suspensas desde o dia 14/12 devido ao período de férias coletivas nas transportadoras e fechamento de balanço dos armazéns privados, serão retomadas logo no início do ano, no dia 7 de janeiro, quando recomeçam as entregas do saldo de milho ainda disponível.
Os estados que mais receberam os lotes do produto foram Ceará (41,8 mil toneladas) e Rio Grande do Norte (33,3 mil), seguidos do Piauí (22,1 mil), Paraíba (20,7 mil), Bahia (18,6 mil), Pernambuco (15 mil), Alagoas (7,5 mil), Espírito Santo (6,7 mil), Maranhão (6,1 mil), Minas Gerais (4,8 mil) e Sergipe (4,3 mil).
Outros estados também foram beneficiados com portarias interministeriais para a entrega de milho pelo Programa de Vendas em Balcão no período de seca, como o Rio Grande do Sul, que já recebeu 37,7 mil das 41,3 mil t contratadas, e Santa Catarina, com 44,7 mil das 49,1 mil toneladas contratadas. 
Programa amplia vendas na reta final do ano
Ainda segundo o balanço emitido pela Conab no período de junho a dezembro, a região Nordeste apresentou um aumento na venda consolidada de milho pelo Programa de Vendas em Balcão de 51,8 mil toneladas para 219,5 mil toneladas após a decretação da emergência.
O número de clientes cadastrados no programa pulou de cerca de 19 mil para quase 110 mil. Na região Sudeste (ES e MG), a venda consolidada passou de 2,8 mil toneladas para 14,8 mil.
Ao todo, o balanço apontou para uma venda consolidada de 234,3 mil toneladas de milho. Segundo o superintendente de Abastecimento Social da Conab, Nilton Lélio de Melo, as vendas praticadas aos preços vigentes (Balcão Especial) continuarão até 28 de fevereiro, conforme a Portaria Interministerial nº 1.171, publicada no Diário Oficial em 27 de dezembro de 2012.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: