Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Agentes penitenciários fazem nova paralisação, mas descartam greve




Durante uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (25), os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram que não é momento de se deflagrar uma greve. A categoria estava cogitando cruzar os braços definitivamente, em virtude da falta de compromisso por parte do Governo do Estado para com a pauta de reinvindicações.

Apesar disso, os agentes optaram por realizar uma nova paralisação de advertência no próximo fim de semana, nos dias 28 e 29, assim como feito no fim de semana passado. Durante esse período é a realizada a operação padrão, diminuindo-se o atendimento, por exemplo, aos presos e, inclusive, sendo suspensa a revista em alimentos.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), Vilma Batista, explicou que o Sistema Penitenciário não aguentaria uma greve definitiva. “Caso fizéssemos isso, o sistema carcerário iria abaixo, pois até mesmo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania está sem comando”, destaca.

Vilma Batista completa afirmando que o desejo dos agentes penitenciários não é promover o caos nos presídios e cadeias. “O que a gente quer é que Governo receba nossa categoria e nos apresente um posicionamento e uma ação concreta. Esperamos que eles se sensibilizem e evitem esse desgaste para a categoria, para a população carcerária e também para a sociedade”.

No início deste ano, o Sindicato dos Agentes Penitenciários apresentou 11 pautas, que passam pela melhoria no sistema carcerário como também pelo reajuste salarial. No entanto, o Governo do RN nem mesmo se comprometeu em receber a categoria para apresentar uma previsão para o cumprimento de alguns desses pontos.

-- 
Assessoria de Imprensa do SINDASP/RN

Nenhum comentário: