Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pavilhão 5 de Alcaçuz será reaberto na próxima terça-feira

Titular da Sejuc, Kércio Pinto, anuncia abertura do pavilhão 5 de Alcaçuz (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Titular da Sejuc, Kércio Pinto, anuncia abertura do pavilhão 5 de Alcaçuz


O pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, chamado de Rogério Coutinho Madruga, deverá ser reaberto na próxima terça-feira (23). É o que garante o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), o delegado Federal Kércio Pinto. Ele afirma que as reformas já foram concluídas e os 39 agentes penitenciários para trabalhar no local foram formados. Assim, a unidade disponibilizará 400 novas vagas.

Segundo Kércio Pinto, já na abertura do pavilhão deverão ser encaminhados ao pavilhão 150 presos provisórios que estão custodiados em delegacias e outros prédios da Polícia Civil. A unidade prisional servirá, conforme o secretário, para retirar os presos condenados que estão nos Centro de Detenção Provisória (CDPs) em todo o território potiguar, sobretudo na Grande Natal.

Além disso, Kércio Pinto anuncia a retomada das reformas dos prédios da antiga Deprov (delegacia de veículos) e do CDP da zona Norte, paradas há meses. A expectativa é que sejam concluídas em meados de novembro, disponibilizando assim 150 novas vagas para o sistema penitenciário potiguar.

O secretário revelou ainda que já estão garantidos os recursos no valor de R$ 25 milhões para a construção de cadeias públicas no estado do Rio Grande do Norte, dinheiro disponibilizado pelo Ministério da Justiça. "E também temos reservada a contrapartida de R$ 2,5 milhões do governo do Estado", acrescenta Kércio Pinto.

O pavilhão Rogério Coutinho Madruga está sem funcionamento desde meados de julho deste ano, quando uma pane elétrica afetou o setor. Por causa disso, desde agosto a Justiça determinou que a penitenciária de Alcaçuz não recebesse novos detentos até que a reforma nesse pavilhão fosse concluída.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: