Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Apodienses estão andando armados e não sabem ....

Fonte: Blog Sentinelas Do Apodi


Apodi - Quando no título dessa matéria colocamos a expressão "andando armado" não estavamos ironizando para falar sobre o trânsito, pois a nossa realidade mostra através de dados estatísticos que o trânsito é o que mais mata em nossa cidade, destacando o perigo que a sociedade corre tendo em suas ruas e avenidas condutores irresponsáveis e sem consciência social, que muita das vezes andam embriagados aumentando os riscos de acidentes.

Na verdade, tivemos avanços ao longo desses anos, o uso do capacete consideramos uma das maiores vitórias, mesmo que ainda existam pessoas que insistem em não usar tal equipamento. Andando pelas ruas encontramos muitas pessoas que falam e falam da situação caótica do trânsito mas nem se quer respeitam os dois e únicos semáforos da nossa cidade, questão de educação ou melhor, vergonha, pois existe muita gente com nível superior que faz pior.  

Quero ver aonde isso vai parar! É fácil ir para um blog ou uma emissora de rádio falar que a culpa dessa situação é da polícia ou mesmo da prefeitura, quando na verdade é uma questão que diz respeito a todos, cada um com as suas responsabilidades. O fator de diferença nessa busca por um trânsito digno de todos será o cidadão, que possui todas as ferramentas para cobrar e buscar das autoridades competentes essas melhorias.



Não há como indicar receitas, mas precisamos colocar o tema em foco, realizar debates nos diversos espaços sociais, visando gerar sensibilização sobre a questão. No momento em que a sociedade civil se organizar para cobrar, sem sombra de dúvida, exercerá um importante papel de fomentar o correto funcionamento da rede de justiça -do policial ao juiz, incluindo o legislador.

"Faz parte do caminho de construção de uma cidadania plena
a retomada de nosso sentimento de potência, de pró-atividade,
de autoria, de capacidade de influir, de fazer diferença."

Carlos Eduardo Zum



Nenhum comentário: