Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ameaças de morte preocupam candidatos no interior do RN



Candidato a prefeito de Serra do Mel pelo PT, Manoel Cândido da Costa se reuniu na última quarta-feira com o secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Airton Ferraz, para cobrar proteção policial durante os eventos políticos da coligação "A mudança é pra valer, esta mudança inclui você".

Manoel Cândido afirmou à reportagem do Diário de Natal/O Poti que se sente ameaçado por alguns adversários políticos. Segundo ele, alguns fatos estão passando dos limites, por isso pediu proteção policial. "A presença da polícia nos eventos pode até não resolver a situação, mas ameniza para que possamos realizar nossas concentrações sem preocupação", disse. O candidato afirmou que Airton Ferraz ouviu as denúncias e ficou de repassá-las ao secretário Aldair da Rocha, mas garantiu que o pedido seria atendido.

De acordo com Manoel, um adversário subiu no palanque em um dos últimos comícios realizados em Serra do Mel pelo grupo petista, alegando que queria falar como candidato a prefeito. A tentativa, porém, foi frustrada, pois os correligionários retiraram o adversário do local. "Pessoas estão causando tumulto nos nossos comícios e reuniões. Eles ligam carro de som no meio da nossa concentração, levantam bandeiras, então estamos entendendo isso tudo como uma provocação", destacou.

Pode-se dizer que o clima em Serra do Mel, município localizado na Região Oeste e distante cerca de 320 quilômetros de Natal, esquentou ainda mais nessa campanha devido ao assassinato do presidente do PT municipal, Edinaldo Filgueira, 36, em 15 de junho do ano passado. A vítima foi atingida com seis tiros por três desconhecidos que o aguardavam na saída do local de trabalho.

A investigação da polícia apontou alguns indícios de que o prefeito Josivan Bibiano (PSDB) seria mandante do homicídio. O motico seriam as críticas à administração municipal feitas por Edinaldo em seu blog. O prefeito foi detido no final do ano passado, mas liberado depois de 10 dias. Outras cinco pessoas presas anteriormente também foram denunciadas pelo Ministério Público à Justiça pela participação no crime.

A reportagem do DN tentou falar por telefone com o juiz responsável pelo caso, Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, da 1ª Vara Criminal de Mossoró, porém não foi bem sucedida. De acordo com o site do Tribunal de Justiça, o magistrado concedeu na última quarta-feira, cinco dias para o advogado de acusação acrescentar alegações finais.

Rafael Godeiro

O advogado Niécio Roldão denuncia que está sendo ameaçado de morte por correligionários do atual prefeito e candidato à reeleição em Rafael Godeiro, Abel Belarmino de Amorim Filho (PSB). Niécio relatou ter sofrido ameaças em público, perseguição em rodovias e intimidações. Niécio escreveu um texto e publicou nas redes sociais solicitando ajuda de advogados, promotores de justiça, juízes e autoridades policiais. O advogado é assessor jurídico do candidato da oposição José Lobo (PC do B).

No texto, Niécio relata ter sido ameaçado de morte por um homem conhecido por "Zé de Zezito" que seria motorista e segurança particular de Bernardo Amorim. Ainda de acordo com o advogado, "a ameaça foi pessoal e na presença de várias pessoas". Ele conta que no último domingo foi seguido e provocado por um cidadão conhecido como Vandeirton e que na segunda-feira foi vítima de uma tentativa de assassinato, porém não entrou em detalhes quanto ao fato, por isso resolveu pedir que as autoridades adotem providências urgentes. "Mesmo sob ameaças constantes e tendo sofrido um atentado, não hei de sujar as minhas mãos de sangue depois dos 47 anos de idade fazendo somente amizades", relata.

Aldo Fernandes, presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró, pediu rigor nas apurações sobre as ameaças de morte contra assessores jurídicos do município de Rafael Godeiro, os advogados José Niécio Roldão e José Wellington Diógenes. O presidente da OAB solicitou que Marília Pinheiro, presidente da Comissão de Prerrogativas do Advogado da OAB de Mossoró, acompanhe o caso.

Marília Pinheiro comunicou oficialmente o caso ao juiz e ao promotor eleitoral da cidade de Rafael Godeiro, e solicitou proteção para José Niécio Roldão e José Wellington Diógenes. A presidente da comissão também realizou uma reunião na sede da OAB de Mossoró com os delegados Cleiton Pinho, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil em Mossoró e o delegado Roberto Moura, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Mossoró, para oficializá-los sobre as ameaças. Os delegados informaram que um inquérito será instaurado para investigar a autoria das ameaças e que Roberto Moura já tem grande experiência na região onde o crime ocorreu, pois trabalhou como delegado por vários anos em Rafael Godeiro.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: